Sim, todo mel puro cristaliza. Todo mel genuíno, legitimamente honesto, produzido pela abelha a partir do néctar das flores, cristaliza.
O mel legítimo cristaliza, assumindo uma textura semelhante à de um doce de leite cremoso.
A cristalização é um processo natural de amadurecimento do mel, onde a frutose reage com o hidrogênio do ar, formando o “hidreto de frutose”, que, em temperatura ambiente, é sólido.
Além disso, ocorre a perda de água no mel. Quando consumimos o mel cristalizado, ele possui uma atividade antibiótica 10 vezes maior que a do mel líquido.
A desidratação do mel natural faz com que ele perca água para o ambiente.
O verdadeiro, puro, legítimo e doce mel das abelhas, seja ele líquido ou cristalizado, você encontra aqui na Flores do Sul.
A Flores do Sul está à disposição para atender você e sua família com informações sobre produtos das abelhas, a criação e o consumo dos laboriosos produtos que elas produzem.
O mel cristaliza por diversos fatores, sendo os mais comuns as baixas temperaturas e as características da florada.
A cristalização do mel, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é um sinal de que o mel é 100% puro, legítimo e que não passou por nenhum tipo de processo que o fizesse perder suas propriedades e nutrientes.
O tempo de cristalização do mel depende de diversos fatores, como a temperatura da região, o teor de água presente no mel e também fatores relacionados à flor e ao néctar, que determinam o teor de glicose e frutose presentes, alterando assim a velocidade de cristalização.
Para sua maior segurança, adquira méis que são fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Federal (aquele selo redondo escrito “SIF”, encontrado também na carne, no leite e nos produtos de origem animal) e que tenham certificações, entidades e premiações que atestem sua procedência.